Em apenas dois anos, os alunos aprendem de forma efetiva a se comunicar visualmente de maneira criativa e ainda conquistam reconhecimento do mercado, que trabalha em parceria com a escola para formar designers gráficos capacitados
O curso de design gráfico da Panamericana forma profissionais aptos a conceber soluções criativas para a comunicação visual em diferentes áreas, tais quais as de design promocional e editorial, além de design de embalagens, marcas e identidade visual. O primeiro ano do curso acontece junto com o de criação e direção de arte em publicidade, e os alunos aprendem os princípios de comunicação visual, fundamentais para as duas áreas. Tendo uma boa base em matérias como representação visual, linguagem visual, design da imagem, tipografia e metodologia de projetos, eles podem escolher com propriedade em qual das duas áreas querem se especializar no segundo ano.
Além da comunicação visual, a primeira fase do curso também apresenta as ferramentas e softwares compatíveis com os usados no mercado. No final deste ano introdutório, os alunos aprendem como aplicar a linguagem visual e o design da imagem em cartazes e projetos editoriais, de forma mais simplificada, para depois se aprofundarem nesses processos durante o ano seguinte.
No segundo ano, os alunos que optam pela formação em design gráfico começam a trabalhar algumas competências, aptidões e disciplinas específicas da área, tendo como base todas as técnicas adquiridas no primeiro ano. Os projetos passam a ser mais complexos e consistentes, e os alunos praticam o que aprenderam anteriormente de forma direcionada, sempre com foco na criatividade. “Usamos o mapa mental e técnicas de desbloqueio como uma espécie de martelada constante na tecla da criatividade. Sempre que os alunos resolvem os projetos do ponto de vista técnico, cobramos a originalidade, que é o principal diferencial para os profissionais da área. Trabalhamos o tempo todo conscientizando os alunos de que a criatividade é a questão mais importante. Nem sempre os resultados são criativos, mas a consciência do grau de criatividade os alunos precisam ter”, explica Marcos Fajardo, coordenador do curso.
A orientação da pesquisa também é fundamental no segundo ano. Cada um dos processos do curso de design gráfico tem muitas atividades não digitais. Os alunos trabalham com colagens, monotipia, linólio, fotografia e ilustração com técnicas manuais como forma de estímulo a um pensamento em design que garantirá um resultado criativo. “Quando você usa uma técnica artística para começar o projeto, a imagem se torna muito personalizada. Os alunos até estranham porque o resultado digital vem de um processo muito artesanal. Porém, não ficamos parados nesse momento. Eles entendem essa fase de pesquisa criativa, de construção de imagem, e sabem que tudo o que criarem tem a possibilidade de ser manipulado no computador, que é um grande facilitador e aumenta a carga de possibilidades e variações, mas com consciência de que o software não é o foco, é apenas a ferramenta”, conclui Marcos.
Job trainings e o mercado
Durante o curso de design gráfico da Panamericana os alunos adquirem experiência com cases reais, por meio de um programa de job trainings, feito em parceria com empresas da área que buscam na escola soluções para seus projetos. Desta forma, ainda no decorrer das aulas os estudantes se relacionam com clientes reais e aprendem por meio de vivências efetivas a lidar com as negativas, as críticas e com a frustração, de acordo com o que acontece no mercado.
Além dos job trainings, a instituição tem também um canal onde as empresas oferecem oportunidades de estágio, e a área de design gráfico da Panamericana é uma das que tem maior procura. “Existe uma valorização enorme do mercado, que quer a escola como parceira. As empresas se interessam pela forma como ensinamos e entregamos resultados. Tais parcerias têm nos trazido um ‘know-how’ muito grande que ajuda a fazer com que o curso alcance, em um curto espaço de tempo, um resultado profissional conquistado por alunos que vieram de um primeiro ano básico”, garante o coordenador.
Portfolio
As vivências reais proporcionadas pelos job trainings têm como consequência a formação de um portfólio bastante profissional ainda durante o curso, com qualidade reconhecida pelo mercado, o que é um grande diferencial para os profissionais formados pela escola. Em função do forte DNA criativo da Panamericana e do foco do curso de design gráfico no fazer e no projetar, os resultados gráficos e criativos dos projetos desenvolvidos pelos alunos são de alta qualidade.
A escola também faz questão de divulgar os trabalhos dos alunos organizando muitas exposições em seu campus. O espaço da instituição é usado para mostras que mantém os projetos feitos nas aulas em evidência, dando aos estudantes maior visibilidade.
Ensino personalizado
As turmas dos cursos de design gráfico da Panamericana são reduzidas, tendo até 28 alunos por classe, o que ajuda a fazer do ensino mais personalizado. Os professores, além de serem designers e artistas atuantes na área, que podem trazer a realidade do mercado para dentro da sala de aula, se tornam também orientadores que acompanham de perto o desenvolvimento de cada estudante.
“Temos diversos tipos de alunos com diferentes origens e capacidades e um grau de percepção muito grande da evolução de cada um deles. Graças aos diálogos e conversas, os estudantes já são tratados num contexto profissional de forma muito clara. O curso tem essa transparência. Ele te posiciona aula a aula para que você saiba se auto avaliar”, diz Marcos.
Por que escolher a Panamericana?
A Panamericana é uma excelente escolha para quem quer se tornar um designer gráfico principalmente em função da relação conteúdo/tempo. As disciplinas que compõe o programa do curso são muito justas, sem gordura e com excelente qualidade e conteúdo. Temos a prática e a teoria equilibradas pelo método Wolff e em apenas dois anos os alunos conseguem produzir bons resultados e criar um excelente portfólio.
“O curso de design gráfico ensina a organização da informação e a organização visual de uma maneira metodológica. Os alunos aprendem a se comunicar de forma efetiva e original em todas as áreas do setor, em um curto espaço de tempo. Outro importante diferencial é que o mercado já percebeu o potencial dos alunos da Panamericana e por isso esse curso profissionalizante tem uma participação pesada de empresas da área. Estamos embrenhados na questão da criatividade como foco principal. Os job trainings realizados na escola dão projeção aos trabalhos dos alunos. O investimento que estamos fazendo em canais de comunicação e em fortalecer os resultados dos alunos também aumenta o ciclo das empresas que se interessam pelo nosso projeto, criando muitas oportunidades de trabalho para os alunos”, finaliza Marcos.