Quando foi lançado nos Estados Unidos, em 1983, por Phillip Meggs (1942–2002), na ocasião professor do departamento de Artes da Comunicação e Design da Universidade de Virginia, “História do design gráfico” representou uma forma diferente de contar a evolução do design gráfico, englobando não apenas os séculos XIX e XX, como faziam outros estudiosos, mas também períodos anteriores, como a pré-história. E foi justamente essa abordagem ampla e minuciosa da evolução dessa área do design que levou a obra a tornar-se, desde então, referência obrigatória para estudiosos e profissionais. A mais nova edição desse trabalho, editado pela primeira vez em português pela Cosac Naify (ano 2009 – R$198,00 – 720 páginas), chega agora ao Brasil com adaptações para os leitores brasileiros. Revisado e atualizado pelo historiador e designer Alston W. Purvis, que incorporou dados da história recente do design gráfico, como a influência da revolução digital no trabalho dos designers gráficos, o livro foi redesenhado pelas brasileiras Elaine Ramos e Maria Carolina Sampaio, trazendo como principais diferenças os esclarecedores infográficos cronológico-temáticos, que cruzam os conteúdos dos capítulos nas aberturas de cada parte do livro, e uma abrangente revisão qualitativa das 1300 imagens reproduzidas. Na foto acima, versão polonesa de 1963 do cartaz do filme “Um Corpo que Cai”, de Alfred Hitchcock, feito por Roman Cieslewicz.