A artista visual e designer Fernanda Izar, que é também professora do curso de Design da Comunicação da Panamericana, listou 5 tarefas importantíssimas para a comunicação de qualquer empresa que, com certeza, serão muito melhor executadas por designers gráficos com habilidades e conhecimentos das práticas de design
Vivemos em um mundo totalmente globalizado. A chamada transformação digital causou uma mudança estrutural em absolutamente todos os setores empresariais. À medida que as tecnologias e o comportamento humano avançaram e evoluíram com o passar do tempo, o mercado de trabalho foi obrigado a se adaptar. Hoje, mais do que nunca, uma boa estratégia de comunicação se tornou indispensável para o sucesso de qualquer negócio. Consequentemente, o trabalho dos designers gráficos se tornou fundamental para agregar valor às empresas e a demanda por esse tipo de profissional cresceu vertiginosamente.
Em linhas gerais, pode-se dizer que de um designer gráfico é o profissional que tem as habilidades necessárias para solucionar graficamente as demandas das mais diversas experiências entre as marcas e o consumidor final. É ele o responsável pelo processo e realização criativa da comunicação empresarial por meio de marcas, logotipos, símbolos, embalagens, pôsteres, catálogos, folders, placas, vinhetas, ilustrações, jogos ou identidades visuais de livros, jornais, revistas e sites. Seu trabalho principal é comunicar uma mensagem, ideia ou um conceito por meio de elementos visuais.
Dito isso, é possível entender claramente porque é absolutamente natural que, na era digital, um designer gráfico ganhe muitas novas demandas graças à transformação dos meios, mídias e espaços. Com a transformação digital, o papel do designer gráfico se ampliou ainda mais e ele pode a atuar também orientado diretamente as estratégias de negócio através da criação de soluções digitais. Uma profissão que antes era voltada exclusivamente para o desenvolvimento de produtos e conceitos visuais, hoje pode ter sua expertise aplicada para entender os anseios dos consumidores e assim projetar resultados de experiências dos usuários através de diferentes interfaces digitais.
O avanço das tecnologias e a transformação digital, porém, também facilitaram o acesso a inúmeros softwares e ferramentas que possibilitam que qualquer pessoa crie designs para as mais diferentes aplicações. Qual então a vantagem que um designer gráfico, que de fato estudou práticas de design e comunicação, leva sobre outros profissionais em um mercado tão concorrido, onde imagem e apresentação ganham cada vez mais relevância?
A artista visual e designer Fernanda Izar, que é também professora do curso de Design da Comunicação da Panamericana, listou 5 tarefas importantíssimas para a comunicação de qualquer empresa que, com certeza, serão muito melhor executadas por profissionais com competência maior no entendimento das hierarquias visuais, diagramação e composição, e entendimento sobre tipografia e cores, cuja bagagem facilite a irreverência na criação de conteúdo visual, a partir da escolha do estilo das imagens e sua relação com os textos.
1. Criação, diagramação e composição de posts para mídias sociais
Vivemos em um tempo em que os canais digitais se tornaram o principal (e, muitas vezes, o único) meio de conquistar o engajamento do consumidor. Consequentemente, as redes sociais se tornaram uma ferramenta de comunicação indispensável para qualquer empresa. Além de promover maior alcance e visibilidade para as empresas, as redes sociais são usadas para ganhar a confiança dos clientes e criar um relacionamento muito mais próximo com eles. Por isso, a criação de posts com linguagem visual adequada, criativa e inovadora é cada vez mais importante para conquistar os consumidores com foco, precisão e relevância.
2. Apresentações corporativas
Foi-se o tempo em que as apresentações corporativas eram criadas por profissionais de quaisquer áreas, sem grandes preocupações com o visual. Cientes que elas têm como função justamente a realização de novos negócios, que irão possibilitar o crescimento da empresa e sua consolidação e expansão no mercado, os empresários têm buscado cada vez mais por profissionais capazes de criar apresentações atrativas, pensadas com extrema atenção e visão estratégica. Pois bem, é exatamente o design que fazer a diferença na hora de separar uma ótima e bem sucedida apresentação, de uma fracassada e com falhas. E, portanto, o designer quem é capacitado para criar a primeira opção.
3. Criação de material interno para empresa
Fortalecer equipes de trabalho é sinônimo de fortalecer empresas e negócios. Por isso, muitas organizações estão investindo nos processos internos para melhorar suas estruturas. Desenvolver uma cultura e uma força de trabalho mais adaptável à mudança são passos indispensáveis para construção de empresas mais fortes e eficientes, com capacidade de responder mais rapidamente a um cenário de mudanças constantes. Por isso, a criação de materiais de comunicação interna que que comunique claramente a missão e os valores de cada negócio, incentivando os profissionais e ajudando na construção de uma cultura empresarial, é um trabalho cada vez mais valorizado. Para isso, um designer gráfico é fundamental.
4. Atualização e redesign de qualquer material de comunicação de uma empresa que precise se renovar
Em tempos em que as tecnologias e informações ganham cada vez mais velocidade e as empresas são obrigadas a acompanhar o ritmo das inovações, renovação é fundamental. Tudo muda o tempo todo e a comunicação empresarial precisa se transformar junto com as mudanças de cenário para informar o público que as organizações se mantém atualizadas. Por isso, ter um designer gráfico capacitado para adaptar a comunicação das empresas sempre que necessário, é indispensável para o sucesso de qualquer negócio.
5. Landing Pages e sites
Em um mundo em que o digital dominou o marketing das grandes marcas e empresas, as landing pages e sites se tornaram ferramentas estratégicas para melhorar os resultados de qualquer negócio. Com objetivo de conversão de visitantes em clientes, gerando um maior engajamento, as landing pages são amplamente utilizados não apenas para apresentar produtos ou serviços, mas também na coleta de dados importantes dos clientes, para posteriormente estreitar o relacionamento com eles. Quem melhor do que um designer, com bagagem e conhecimentos que são praticamente impossíveis de se conseguir sozinho, para criar sites e landing pages com talento e competência?
Para oferecer ao mercado essa contemporânea frente de trabalho, a Panamericana criou o curso de Design da Comunicação, com duração de um ano, que integra práticas de criação de marcas e logotipos, embalagens, plataformas digitais, redes sociais, ebooks e publicações, sinalização urbana e ambiental, entre outros, que certamente incluem novas mídias, plataformas e pontos de contato que estão sempre surgindo. Aqui, os alunos aprendem no exercício constante, desenvolvem suas habilidades e adquirem importantes competências para projetar e contribuir com soluções eficazes tendo na Criatividade seu principal pilar.