O curso Fundamentos do Illustrator é projetado para ensinar os conceitos básicos e as habilidades essenciais para o uso do Adobe Illustrator, um software de design gráfico amplamente utilizado na indústria.
Sua capacidade de criar ilustrações vetoriais e manipular elementos gráficos, o torna extremamente útil para uma variedade de profissionais que trabalham em campos criativos e de design.
Controle total do seu tempo com aulas gravadas para ver de acordo com sua conveniência.
+ de 3 horas de video aulas gravadas em qualidade cinematográfica.
Sketchbook digital, atividades complementares e conteúdo interativo. Com 1 ano de acesso à plataforma.
Durante o curso, os alunos são apresentados à interface do Illustrator, aprendendo sobre as diferentes funcionalidades disponíveis no programa, como pincéis, ferramentas de seleção e edição de vetores. Também são instruídos sobre os princípios básicos do desenho vetorial e como criar e editar objetos vetoriais usando as ferramentas de desenho e edição.
Ao concluir o curso, os alunos devem ter uma compreensão sólida dos princípios básicos do Illustrator e serem capazes de criar ilustrações de qualidade profissional. Além disso, aprenderão a trabalhar com camadas, efeitos especiais, texto e a exportar seus trabalhos em diferentes formatos de arquivo.
Os designers gráficos utilizam o software para criar logotipos, identidades visuais, layouts de impressão, materiais promocionais e embalagens. O Illustrator permite que os designers gráficos trabalhem com precisão, criem gráficos escaláveis e apliquem efeitos especiais para aprimorar suas criações.
Ilustradores utilizam o software para criação de ilustrações vetoriais, utilizados na criação de livros, quadrinhos, personagens, infográficos e arte digital. O Illustrator oferece as ferramentas necessárias para desenhar formas complexas, manipular cores e criar efeitos artísticos, permitindo que os ilustradores expressem sua criatividade de forma digital.
Através do Illustrator, os Designers de UI podem criar interfaces visuais para aplicativos e sites, projetando ícones, botões, elementos gráficos e layouts responsivos.
Na indústria da moda, o Illustrator é usado pelos designers para criar esboços de roupas, padrões e desenho de estampas. A natureza vetorial do software permite que os designers de moda criem desenhos precisos, experimentem combinações de cores e padrões, e compartilhem suas criações de forma digital.
O CURSO:
O mercado dos games vem sofrendo grande expansão em todo o mundo durante os últimos anos, e no Brasil isso não é diferente. Atualmente, somos o país com o maior mercado de games da América Latina. Além da indústria dos jogos, o cinema também passou a aproveitar as engines de renderização em tempo real utilizadas nos games, a fim de garantir uma economia de tempo em seu processo de produção. Com isso, profissões ligadas a área ganharam maior destaque - é o caso do Technical Artist. O principal papel do Tech Art é garantir a melhor performance possível, dentro da proposta artística do projeto.
Com este curso, você será capaz de compreender conceitos básicos que podem ser empregados em diversas engines distintas. Os exemplos e conteúdos serão apresentados dentro da Unity, uma engine acessível e amplamente utilizada no mercado mobile. Noções como criação de shaders, criação de materiais, composição de cena, direção de arte e estética visual, serão apresentados de forma prática e simplificada.
PARA QUEM O CURSO É INDICADO:
Interessados em programação e arte dos games: Se você se interessa pelo mundo dos games, este curso é ideal para entender os conceitos básicos relacionados tanto a programação quanto a arte dos jogos. Além disso, poderá compreender de forma prática como é a atuação do Technical Artist dentro destes dois mundos, adquirindo as habilidades necessárias para ingressar profissionalmente neste mercado.
Para profissionais da área: Se você já está inserido no mercado de game, este curso irá fornecer uma visão geral dos processos de desenvolvimento dos jogos. Conhecer cada etapa do processo, além dos quais já está habituado, é essencial para gerenciar de forma adequada o workflow da produção.
O QUE VOCÊ IRÁ APRENDER:
Neste curso você irá aprender conceitos básicos extremamente essenciais como instalação da engine, estrutura do editor e criação de shaders. Entretanto, noções como direção de arte, composição de cena, after effects (VFX), e post processing também serão apresentados. Para ensinar estes conceitos, são utilizados exemplos práticos e visuais, onde você poderá acompanhar as aulas realizando as mesmas tarefas que o professor. Desta forma, praticando as atividades proposta, você conseguirá compreender com maior facilidade os assuntos apresentados.
CONTEÚDO:
MÓDULO 01: Neste módulo você irá aprender como instalar a engine Unity e qual a estrutura deste editor. Também conhecerá os diferentes tipos de versões disponíveis para uso e qual a indicação de cada um deles. Você também aprenderá neste módulo como utilizar as ferramentas ProBuilder e PolyBrush.
MÓDULO 02: O conteúdo apresentado neste módulo irá abranger questões ligadas a direção de arte, onde você aprenderá como criar diferentes tipos de shader e como compô-los na cena.
MÓDULO 03: Neste módulo você aprenderá como aplicar conceitos de after affects, particle system, shader de material e post processing nos shaders criados no módulo anterior.
MÓDULO 04: No último módulo você irá entender como aplicar os conhecimentos adquiridos nos módulos anteriores na criação de variações de shaders já existentes. Também irá aprender a construir um shader de personagem e a inseri-lo no cenário desejado.
POR QUE ESTUDAR TECH ART NA PANAMERICANA:
Neste curso você não terá apenas a oportunidade de conhecer todas as fases que compõem o desenvolvimento dos jogos, mas também de colocar em prática tudo que aprendeu durante as aulas. Ao longo de todo o curso são apresentados exemplos e exercícios para que você possa executar as tarefas junto ao professor, produzindo assim seus próprios assets e podendo criar a partir dos conceitos apresentados.
Além de aprender as noções teóricas e práticas necessários, você também aprenderá mais sobre o mercado dos games e como o Technical Artist atua neste meio. Com este mercado em crescente expansão, a força deste profissional dentro da indústria brasileira de jogos tende a aumentar cada vez mais. Na Panamericana você aprenderá todas as nuances que permeiam as funções desse profissional, aprendendo de forma prática seu leque de atuação.
MÉTODO PANAMERICANA:
REEL REVIEW:
CARREIRAS:
A principal atuação do Technical Artist está no mercado de desenvolvimentos de games. São profissionais que atuam em diversas áreas dentro deste mesmo mercado. Ele pode auxiliar a definir o processo de desenvolvimento dos assets e a integrá-lo na game engine, assim como auxiliar na organização destes assets, criando códigos que facilitem o trabalho de diversos profissionais no mesmo projeto. Além disso, o Tech Art deve garantir um equilíbrio entre liberdade de criação e a qualidade do processamento. Além de auxiliar na criação dos shaders, o Technical Artist também organiza e orienta a sua execução pelos outros artistas. Também podem atuar na produção dos VFX (efeitos visuais) e do sistema de iluminação.
Além de atuar no mercado dos games, o profissional Technical Artist também pode atuar na área do cinema. Esta indústria tem utilizado cada vez mais as game engine a fim de otimizar o seu tempo, já que elas garantem uma renderização em tempo real. Com isso, o leque de atuação do Tech Art cresce ainda mais.
SISTEMA DE ENSINO:
Nossa metodologia exclusiva conecta professores e alunos através de tecnologias digitais, esteja você dentro das nossas salas ou acompanhando as aulas à distância, com dinâmicas planejadas para você ter a melhor experiência no tipo de curso que escolheu.
O ensino 4D da Panamericana começa no ambiente escolar, com alunos presentes em nossas salas de aula, e estúdios. Ambientes preparados com as tecnologias ideais para atender todas as necessidades do seu aprendizado. Mas se prefere aulas à distância, pode optar pelos cursos online ao vivo, para acompanhar de onde estiver sem perder a conexão direta com o professor e a turma. E para quem precisa ter controle total do seu tempo, pode optar pelos cursos On Demand, com aulas gravadas e mentorias exclusivas para acompanhar no seu tempo.
Todos os cursos contam com um Ambiente Virtual de Aprendizagem, uma plataforma exclusiva que, além de conectar professores e alunos através de Chat e Fórum de discussão, oferece conteúdos complementares que vão enriquecer o seu aprendizado: leituras, podcasts, referências, vídeos, espaço para criação coletiva, acesso a mostras digitais exclusivas, além das atividades práticas e todo o acervo de aulas gravadas que podem ser assistidas novamente, sempre que você precisar revisar algum conteúdo. Tudo isso disponível 24 horas por dia.
No primeiro módulo do curso você será apresentado aos conceitos teóricos relacionados ao Illustrator, como criação do Canvas, diferença entre vetor e pixel, e ferramentas de navegação disponíveis no software.
Neste módulo você conhecerá a interface do Illustrator e aprenderá a projetar suas primeiras formas geométricas, adicionando preenchimento e contorno à suas criações. Além disso, aprenderá a utilizar ferramentas importantes do programa, como Pen Tool e a ferramenta Path, assim como técnicas de ilustração.
No terceiro módulo do curso você será apresentado a diversos comandos importantes do Illustrator, como: agrupar e desagrupar elementos; ferramentas para expandir objetos; criar deslocamentos de contorno; realizar operações de combinação e divisão de formas com a aba Pathfinder; alinhar e distribuir objetos com a aba Align; criar transições suaves com o Blend e utilizar a ferramenta de texto. Além disso, serão realizados projetos práticos permitindo aos alunos aplicar os conhecimentos adquiridos.
No quarto módulo do curso, você aprenderá sobre diversas ferramentas e recursos muito utilizados no programa, como o uso do Brush (Pincel) para criar e personalizar traços e efeitos; a utilização dos Symbols (Símbolos); o Menu Effects (Menu de Efeitos) para aplicar efeitos especiais em objetos, além da exploração das opções de Graphic (Gráfico) e Appearance (Aparência). Também serão considerados os conceitos de cores e degradês da paleta Swatches, bem como técnicas de exportação de arquivos. Por fim, você terá oportunidade de conhecer um recurso avançado do programa: o 3D Revolving.
A Panamericana conta com um corpo docente composto por profissionais experientes e atuantes no mercado de design. Isso significa que você terá a oportunidade de aprender com um especialista que possui conhecimento atualizado sobre o Illustrator e sua aplicação prática. Além disso, a Panamericana oferece um ambiente de aprendizado criativo e colaborativo, onde os alunos têm a oportunidade de interagir e trocar ideias com colegas que compartilham o mesmo interesse.
O curso Fundamentos do Illustrator possui uma abordagem prática voltada para a aplicação real no mercado de trabalho. Portanto, você terá a oportunidade de participar de aulas práticas, exercícios e projetos que ajudarão a desenvolver suas habilidades no uso do software. Além disso, você terá acesso a uma apostila com todo conteúdo apresentado durante as aulas e dicas extras para aplicar em seus projetos.
Bacharelado em Rádio e TV pela Universidade Cruzeiro do Sul. Iniciou seus trabalhos em Emissoras de Rádio e Tv. Migrou para a publicidade, gerando imagens e animações para materiais e peças publicitárias. Ministra treinamentos e aulas de computação Gráfica desde 2004. Hoje atua como Designer de Projetos, e desenvolvo animações e vídeos para clientes nas redes sociais.
+ de 3 horas de vídeo aulas
Sketchbook Digital (apostila)
Atividades práticas sugeridas
Conteúdos interativos
1 ano de acesso à plataforma
ESCOLA PANAMERICANA DE ARTE SOC LTDA | CNPJ 31.736.971/0001-28
Av. Angélica, 1900 – Higienópolis
ESCOLA PANAMERICANA DE ARTE SOC LTDA
CNPJ 31.736.971/0001-28