O curso Figma visa ensinar ao aluno, conceitos de design de experiência do usuário (UX) com técnicas de animação de interface utilizando a ferramenta Figma – plataforma de design que permite que equipes criem, colaborem e compartilhem designs em tempo real.
A atuação profissional do UX Motion pode abranger diversas áreas, como design de produtos digitais, aplicativos móveis, interfaces da web e experiências interativas.
Os profissionais podem trabalhar em agências de design, empresas de tecnologia, startups ou como freelancers, oferecendo serviços de design de interação e animação de interface para clientes.
Controle total do seu tempo com aulas gravadas para ver de acordo com sua conveniência.
+ de 3 horas de video aulas gravadas em qualidade cinematográfica. Com 1 ano de acesso à plataforma.
Sketchbook digital, atividades complementares e conteúdo interativo.
Durante o curso, os alunos irão aprender uma série de conceitos e técnicas relacionadas ao design de movimento e à utilização do Figma como ferramenta de criação.
Serão introduzidos à interface e às ferramentas do Figma, bem como às técnicas específicas para a criação de componentes animados e a configuração de transições entre telas.
Isso inclui a definição de pontos de partida e chegada, a aplicação de animações de botões, ícones e outros elementos interativos
Serão propostos dois projetos práticos para que os alunos possam aplicar os conceitos e técnicas aprendidos na plataforma: um aplicativo de Smart Home e um site responsivo.
Esses projetos práticos permitem que os alunos coloquem em prática o conhecimento adquirido, fortalecendo suas habilidades em animação de interface, consolidando sua experiência no uso do Figma como ferramenta de design e prototipagem.
Durante o curso os alunos irão aprender uma variedade de tópicos relacionados ao uso do Figma como ferramenta de design e prototipagem.
Alguns dos principais pontos abordados no curso incluem a interface do programa, tipos de arquivos, etapas de um projeto, requisitos, exemplos de projetos, identidade visual, frames e grids, criação de componentes, prototipagem e compartilhamento de protótipos.
Ao longo do curso, eles serão capacitados a utilizar o Figma como uma ferramenta completa para criar designs interativos e aprimorar a experiência do usuário. Com a compreensão dos princípios do UX Motion e o domínio das funcionalidades do Figma, os participantes serão capazes de criar projetos de alta qualidade, desde a concepção até a prototipagem.
Profissionais que já atuam na área de design de interface de usuário ou design de experiência do usuário e desejam aprimorar suas habilidades em animação de interface. Ao entender tecnicamente o funcionamento dos comandos e recursos utilizados no Figma, os alunos são capazes de se livrar de vícios e hábitos que possam limitar sua criatividade e eficiência. Eles terão uma compreensão mais clara das possibilidades oferecidas pela ferramenta e poderão explorar todo o potencial do Figma.
Alunos que estão estudando design de interface de usuário, design de experiência do usuário ou áreas relacionadas podem se beneficiar do curso para adquirir habilidades avançadas em design de movimento e se destacar no mercado de trabalho. Além disso, o curso permite que os estudantes explorem conceitos e técnicas de animação de interface de forma prática. Eles terão a chance de aplicar o conhecimento adquirido em projetos reais.
BREVE RESUMO DO CURSO E DO TIPO DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL:
O curso Figma visa ensinar ao aluno, conceitos de design de experiência do usuário (UX) com técnicas de animação de interface utilizando a ferramenta Figma - plataforma de design que permite que equipes criem, colaborem e compartilhem designs em tempo real. A atuação profissional do UX Motion pode abranger diversas áreas, como design de produtos digitais, aplicativos móveis, interfaces da web e experiências interativas. Os profissionais podem trabalhar em agências de design, empresas de tecnologia, startups ou como freelancers, oferecendo serviços de design de interação e animação de interface para clientes.
O CURSO:
Durante o curso, os alunos irão aprender uma série de conceitos e técnicas relacionadas ao design de movimento e à utilização do Figma como ferramenta de criação. Serão introduzidos à interface e às ferramentas do Figma, bem como às técnicas específicas para a criação de componentes animados e a configuração de transições entre telas. Isso inclui a definição de pontos de partida e chegada, a aplicação de animações de botões, ícones e outros elementos interativos
Serão propostos dois projetos práticos para que os alunos possam aplicar os conceitos e técnicas aprendidos na plataforma: um aplicativo de Smart Home e um site responsivo. Esses projetos práticos permitem que os alunos coloquem em prática o conhecimento adquirido, fortalecendo suas habilidades em animação de interface, consolidando sua experiência no uso do Figma como ferramenta de design e prototipagem.
PARA QUEM O CURSO É INDICADO:
O curso de UX Motion utilizando o Figma é indicado para profissionais e estudantes que desejam se especializar na criação de animações de interface para aprimorar a experiência do usuário em produtos digitais. Além disso, os temas são abordados de forma técnica para auxiliar os profissionais que já trabalham na área a aprimorar suas habilidades e compreender de forma mais profunda os conceitos por trás das animações de interface.
Designers de UX/UI:
Profissionais que já atuam na área de design de interface de usuário ou design de experiência do usuário e desejam aprimorar suas habilidades em animação de interface. Ao entender tecnicamente o funcionamento dos comandos e recursos utilizados no Figma, os alunos são capazes de se livrar de vícios e hábitos que possam limitar sua criatividade e eficiência. Eles terão uma compreensão mais clara das possibilidades oferecidas pela ferramenta e poderão explorar todo o potencial do Figma.
Estudantes de design:
Alunos que estão estudando design de interface de usuário, design de experiência do usuário ou áreas relacionadas podem se beneficiar do curso para adquirir habilidades avançadas em design de movimento e se destacar no mercado de trabalho. Além disso, o curso permite que os estudantes explorem conceitos e técnicas de animação de interface de forma prática. Eles terão a chance de aplicar o conhecimento adquirido em projetos reais.
O QUE VOCÊ VAI APRENDER:
Durante o curso os alunos irão aprender uma variedade de tópicos relacionados ao uso do Figma como ferramenta de design e prototipagem. Alguns dos principais pontos abordados no curso incluem a interface do programa, tipos de arquivos, etapas de um projeto, requisitos, exemplos de projetos, identidade visual, frames e grids, criação de componentes, prototipagem e compartilhamento de protótipos. Ao longo do curso, eles serão capacitados a utilizar o Figma como uma ferramenta completa para criar designs interativos e aprimorar a experiência do usuário. Com a compreensão dos princípios do UX Motion e o domínio das funcionalidades do Figma, os participantes serão capazes de criar projetos de alta qualidade, desde a concepção até a prototipagem.
CONTEÚDO:
MÓDULO 01:
O primeiro módulo é utilizado como uma base para os participantes começarem a se familiarizar com o curso e entenderem o que será abordado nos módulos subsequentes. Serão abordados conceitos como: diferença entre UI e UX design, mercado profissional do UX motion, plataformas disponíveis no mercado e como o profissional pode atuar nesta área.
MÓDULO 02:
No segundo módulo do curso, os alunos irão se aprofundar na interface do Figma e suas funcionalidades. Eles aprenderão sobre a interface do menu principal, explorando seções como conta, notificações e configurações da conta. Além disso, eles serão introduzidos à interface do design file, compreendendo a área de trabalho, a barra de layers, assets, barra de ferramentas, opções de compartilhamento, barra de configurações, recursos como prototipagem e inspect, o uso de plugins e o Fig Jam. O módulo capacitará os participantes a utilizar o Figma de forma eficiente e aproveitar todas as funcionalidades disponíveis para seus projetos de design.
MÓDULO 03:
No terceiro módulo do curso, os alunos irão aprender quais etapas constituem um projeto de design de interface do usuário e alguns exemplos de aplicações reais. Através do desenvolvimento do primeiro projeto, eles aprenderão a criar telas de cadastro, cards de login, telas iniciais e mais, aplicando conceitos como identidade visual, frames, grids e criação de componentes.
Além disso, irão aprender a prototipar suas criações, definindo transições e interações, e também como compartilhar seus protótipos para obter feedback. Com este módulo, os alunos estarão preparados para desenvolver projetos completos, desde a concepção até a prototipagem, utilizando o Figma como ferramenta-chave para o design de interfaces de usuário.
MÓDULO 04:
No quarto módulo do curso, os participantes irão desenvolver o segundo projeto, que consiste na criação de um site responsivo. Através de aulas práticas, eles irão entender os requisitos e planejar o projeto, explorando conceitos de identidade visual, frames e grid. Serão desenvolvidos layouts específicos para dispositivos móveis, menu responsivo e adaptações para tablets e desktops.
O módulo também abordará a prototipagem do site, definindo as interações entre as telas. Ao final, os participantes terão adquirido habilidades em design responsivo e prototipagem, capazes de criar sites adaptáveis e oferecer uma experiência de usuário consistente em diferentes dispositivos.
MÓDULO 05:
No quinto e último módulo do curso, os alunos terão a oportunidade de revisar os principais tópicos e conceitos abordados ao longo do curso. Será uma oportunidade para recapitular os pontos-chave, esclarecer dúvidas remanescentes e consolidar a compreensão dos conceitos fundamentais relacionados ao UX Motion e ao uso do Figma como ferramenta de design e prototipagem.
PORQUE ESTUDAR FIGMA NA PANAMERICANA:
A Panamericana é uma instituição conhecida por sua qualidade acadêmica e excelência no ensino, proporcionando cursos atualizados e relevantes para o mercado de design. Os professores são especializados e experientes, garantindo uma instrução valiosa para os estudantes. A abordagem prática da Panamericana permite que os alunos apliquem imediatamente o que aprendem em projetos reais, desenvolvendo habilidades e conhecimentos práticos essenciais para a atuação profissional. Além disso, o ambiente da Panamericana favorece a interação e colaboração entre estudantes e profissionais do setor, criando oportunidades de networking valiosas.
Na Panamericana os estudantes têm a oportunidade de personalizar sua experiência de aprendizado adicionando recursos extras como mentorias ao vivo, avaliação de projetos e até encontros presenciais. Além disso também será disponibilizado ao aluno uma apostila contendo todo conteúdo apresentado durante as aulas. Com isso a Panamericana proporciona uma experiência de aprendizado enriquecedora e uma base sólida para uma carreira bem-sucedida no campo do UX design e do uso do Figma como ferramenta de design e prototipagem.
MÉTODO PANAMERICANA:
REEL REVIEW:
CARREIRA:
O mercado para profissionais de UX Motion está em alta demanda e em constante crescimento. Com a evolução tecnológica e o aumento das expectativas dos usuários, empresas de grande porte e startups estão buscando designers de UX Motion para criar animações e efeitos visuais que proporcionem uma experiência de usuário diferenciada e sofisticada.
Esses profissionais podem trabalhar diretamente em empresas de tecnologia e startups, desempenhando papéis relacionados à experiência do usuário ou à prototipagem de designs. Além disso, também têm a opção de atuar como profissionais liberais ou freelancers, prestando serviços para empresas de pequeno porte. A demanda por profissionais de UX Motion está em constante expansão, oferecendo amplas oportunidades para aqueles que possuem habilidades nessa área.
SISTEMA DE ENSINO:
Nossa metodologia exclusiva conecta professores e alunos através de tecnologias digitais, esteja você dentro das nossas salas ou acompanhando as aulas à distância, com dinâmicas planejadas para você ter a melhor experiência no tipo de curso que escolheu.
O ensino 4D da Panamericana começa no ambiente escolar, com alunos presentes em nossas salas de aula, e estúdios. Ambientes preparados com as tecnologias ideais para atender todas as necessidades do seu aprendizado. Mas se prefere aulas à distância, pode optar pelos cursos online ao vivo, para acompanhar de onde estiver sem perder a conexão direta com o professor e a turma. E para quem precisa ter controle total do seu tempo, pode optar pelos cursos On Demand, com aulas gravadas e mentorias exclusivas para acompanhar no seu tempo.
Todos os cursos contam com um Ambiente Virtual de Aprendizagem, uma plataforma exclusiva que, além de conectar professores e alunos através de Chat e Fórum de discussão, oferece conteúdos complementares que vão enriquecer o seu aprendizado: leituras, podcasts, referências, vídeos, espaço para criação coletiva, acesso a mostras digitais exclusivas, além das atividades práticas e todo o acervo de aulas gravadas que podem ser assistidas novamente, sempre que você precisar revisar algum conteúdo. Tudo isso disponível 24 horas por dia.
O primeiro módulo é utilizado como uma base para os participantes começarem a se familiarizar com o curso e entenderem o que será abordado nos módulos subsequentes. Serão abordados conceitos como: diferença entre UI e UX design, mercado profissional do UX motion, plataformas disponíveis no mercado e como o profissional pode atuar nesta área.
No segundo módulo do curso, os alunos irão se aprofundar na interface do Figma e suas funcionalidades. Eles aprenderão sobre a interface do menu principal, explorando seções como conta, notificações e configurações da conta. Além disso, eles serão introduzidos à interface do design file, compreendendo a área de trabalho, a barra de layers, assets, barra de ferramentas, opções de compartilhamento, barra de configurações, recursos como prototipagem e inspect, o uso de plugins e o Fig Jam. O módulo capacitará os participantes a utilizar o Figma de forma eficiente e aproveitar todas as funcionalidades disponíveis para seus projetos de design.
No terceiro módulo do curso, os alunos irão aprender quais etapas constituem um projeto de design de interface do usuário e alguns exemplos de aplicações reais. Através do desenvolvimento do primeiro projeto, eles aprenderão a criar telas de cadastro, cards de login, telas iniciais e mais, aplicando conceitos como identidade visual, frames, grids e criação de componentes.
Além disso, irão aprender a prototipar suas criações, definindo transições e interações, e também como compartilhar seus protótipos para obter feedback. Com este módulo, os alunos estarão preparados para desenvolver projetos completos, desde a concepção até a prototipagem, utilizando o Figma como ferramenta-chave para o design de interfaces de usuário.
No quarto módulo do curso, os participantes irão desenvolver o segundo projeto, que consiste na criação de um site responsivo. Através de aulas práticas, eles irão entender os requisitos e planejar o projeto, explorando conceitos de identidade visual, frames e grid. Serão desenvolvidos layouts específicos para dispositivos móveis, menu responsivo e adaptações para tablets e desktops.
O módulo também abordará a prototipagem do site, definindo as interações entre as telas. Ao final, os participantes terão adquirido habilidades em design responsivo e prototipagem, capazes de criar sites adaptáveis e oferecer uma experiência de usuário consistente em diferentes dispositivos.
MÓDULO 05:
No quinto e último módulo do curso, os alunos terão a oportunidade de revisar os principais tópicos e conceitos abordados ao longo do curso. Será uma oportunidade para recapitular os pontos-chave, esclarecer dúvidas remanescentes e consolidar a compreensão dos conceitos fundamentais relacionados ao UX Motion e ao uso do Figma como ferramenta de design e prototipagem.
A Panamericana é uma instituição conhecida por sua qualidade acadêmica e excelência no ensino, proporcionando cursos atualizados e relevantes para o mercado de design. Os professores são especializados e experientes, garantindo uma instrução valiosa para os estudantes. A abordagem prática da Panamericana permite que os alunos apliquem imediatamente o que aprendem em projetos reais, desenvolvendo habilidades e conhecimentos práticos essenciais para a atuação profissional. Além disso, o ambiente da Panamericana favorece a interação e colaboração entre estudantes e profissionais do setor, criando oportunidades de networking valiosas.
Na Panamericana os estudantes têm a oportunidade de personalizar sua experiência de aprendizado adicionando recursos extras como mentorias ao vivo, avaliação de projetos e até encontros presenciais. Além disso também será disponibilizado ao aluno uma apostila contendo todo conteúdo apresentado durante as aulas. Com isso a Panamericana proporciona uma experiência de aprendizado enriquecedora e uma base sólida para uma carreira bem-sucedida no campo do UX design e do uso do Figma como ferramenta de design e prototipagem.
Designer gráfica especialista em identidade visual e criação de marca.
+ de 3 horas de vídeo aulas
Sketchbook Digital (apostila)
Atividades práticas sugeridas
Conteúdos interativos
1 ano de acesso à plataforma
ESCOLA PANAMERICANA DE ARTE SOC LTDA | CNPJ 31.736.971/0001-28
Av. Angélica, 1900 – Higienópolis
ESCOLA PANAMERICANA DE ARTE SOC LTDA
CNPJ 31.736.971/0001-28