O crescimento do mercado digital, o surgimento de novas mídias e das necessidades das grandes empresas de fortalecerem suas marcas aumentou bastante o número de possibilidades de trabalho para esses profissionais
O designer gráfico é o responsável por criar soluções para a comunicação visual das mais diversas áreas do mercado. Por meio do desenvolvimento de logotipos, símbolos, embalagens, pôsteres, catálogos, folders, placas, vinhetas, ilustrações, ou identidades visuais, entre outros, esse profissional tem a função de resolver solucionar graficamente as demandas da experiência entre as marcas e o consumidor final.
O design gráfico é parte significativa do dia a dia de diferentes ramos de atividades. Há projetos de comunicação visual envolvidos na produção de boa parte de tudo o que consumimos. O mercado de trabalho para um designer gráfico é amplo e são inúmeras as possibilidades de carreira que um profissional da área pode seguir, tanto no universo digital, nos setores de promoção e editorial, na indústria, criando embalagens, quanto no desenvolvimento de marcas e identidades visuais para o âmbito corporativo.
O aparecimento de novas mídias e a demanda progressiva das grandes empresas de consolidarem suas marcas contribuíram bastante para o crescimento das ofertas de trabalho para os designers gráficos nos últimos anos. Esse profissional é muito requisitado em agências de publicidade, editoras, empresas de comunicação, emissoras de TV, gráficas e em departamento de artes de organizações de diferentes ramos.
Em grandes indústrias, um designer gráfico pode trabalhar criando rótulos e embalagens, sendo responsável por toda a informação visual impressa de um produto. No mercado editorial, esse profissional é encarregado da diagramação de revistas, jornais, livros, materiais de divulgação, etc.
No âmbito coorporativo, além de criar logotipos e identidades visuais para as empresas, o designer gráfico também pode ser responsável pela produção de cartazes, catálogos, folhetos adesivos, cartões de visitas e papelaria em geral.
No mercado publicitário e de promoções, esse profissional também é indispensável para criar toda a parte visual das campanhas. É ele quem produz peças publicitárias tais quais outdoors, banners, infográficos e todo o material gráfico relacionado à divulgação, merchandising e promoção.
Há ainda um universo de possibilidades para o designer gráfico no mundo digital. A criação de newsletters, e-mails marketing, sites, layouts de aplicativos e soluções interativas para as mídias digitais são apenas algumas das muitas demandas geradas pelo crescimento do setor e pela transformação digital.
Os designers gráficos também podem se especializar em outras áreas que não as citadas acima, como o design industrial ou de produto, programação visual, criação de vinhetas, ilustração, animação, criação de jogos e personagens, além de experiência do usuário.
Resumindo, o designer gráfico é um profissional bastante versátil, que pode atuar em diferentes setores do mercado, sempre oferecendo soluções criativas e inovadoras para a relação entre forma e função. Para quem está buscando uma carreira em que possa exercitar a criatividade e com muitas possibilidades de áreas de atuação em diferentes ramos de atividades, o design gráfico é o curso ideal!