A exposição “Fio da Meada”, das designers Mari Dabbur, Marina Dias, Maria Helena Emediato e Maria Fernanda Paes de Barros, ex-alunas do curso de Design Mobiliário da Panamericana, em parceria com grupos de artesãos da cidade mineira de Muzambinho, com peças de mobiliário, fica em cartaz até o dia 05 de fevereiro de 2016, na A CASA – museu do objeto brasileiro.
Utilizando a produção têxtil como fio condutor, a exposição busca valorizar o trabalho artesanal e a interação da comunidade.
“A ideia da exposição surgiu após a experiência vivida na viagem à Muzambinho, Minas Gerais, cidade reconhecida pelo seu potencial têxtil artesanal. “Nós quisemos apresentar de forma diferente os trabalhos realizados pelas artesãs, mostrando as diversas possibilidades que este material possui”, conta Maria Fernanda.
A mostra reúne mesas, luminárias, balanços, poltrona e uma composição de banco e prateleiras. Embora utilizem madeira, ferro, corda, palha e cobre, o fio de algodão é o principal material. “Escolhemos o algodão, porque é a matéria prima utilizada na produção do tear manual da região”, relatam as designers.
“Encontrar a melhor forma de trabalhar com os artesãos é algo bastante delicado, é preciso respeito, valorização, mas também profissionalismo e exigência de acabamento. Conseguir traduzir a simplicidade do que vivemos lá na ambientação do evento e através das peças com design contemporâneo a fim de emocionar o público também foi uma tarefa árdua, mas extremamente compensadora”, diz Maria Fernanda.
Por meio de um painel de fotos, o visitante consegue acompanhar o processo de inspiração e criação das peças. Além disso, para compartilhar o processo de criação, a mostra oferece ao visitante a oportunidade de participar da elaboração de uma das obras. Cúpulas pendentes e retalhos de tecidos se encontram e ganham forma por meio das mãos do público, que terá a oportunidade de entrelaçar as tiras à sua maneira, compondo assim luminárias de autoria coletiva.
Sobre as designers:
Marina Dias é formada em designer de interiores com especialização em design de mobiliário, ambos pela Escola Panamericana de Arte e Design.
Mari Dabbur, formada em design de mobiliário pela Escola Panamericana de Arte e Design.
Maria Helena Emediato tem especialização em design mobiliário pela Escola Panamericana de Arte e Design
e Maria Fernanda Paes de Barros é formada em designer de interiores pela Escola Panamericana de Arte e Design.
Exposição Fio da Meada
Até 05 de Fevereiro de 2016
de segunda a sexta, das 10h às 19h
A Casa – Anexo – Avenida Pedroso de Morais, 1234 – Pinheiros