Para os aficionados pelo universo fashion, há disponíveis em canais de streaming muitas opções de séries cheias de informação, história e conteúdo, além de produções que inspiram e mudam nossa relação com a moda
Tema de produções de sucesso no streaming, a moda ganhou nos últimos anos diversas séries que retratam a indústria por trás das passarelas, personalidades marcantes e biografias de alguns dos maiores designers e marcas que fazem parte de sua história.
Para os apaixonados por tudo o que envolve o universo fashion, a estilista e professora do curso de Moda da Panamericana, Adriana Bernardino, selecionou nove produções para maratonar, se inspirar, entender melhor os processos de criação, além de descobrir mais sobre a história da Moda e sobre o mercado mundial. Confira:
Cristóbal Balenciaga – Disney+
A série narra a trajetória do estilista espanhol e da criação de sua marca em Paris durante a Segunda Guerra Mundial. Já com uma carreira de sucesso em seus ateliês em Madrid e San Sebastián, vestindo a elite e a aristocracia espanhola, Cristóbal Balenciaga apresentou sua primeira coleção de alta costura em Paris em 1937. Os designs que eram tendência na Espanha, porém, não se adequaram ao sofisticado universo da moda parisiense, onde Chanel, Dior e Givenchy eram as referências da alta costura.
Balenciaga não desistiu. Sua obsessão pelo controle em todos os aspectos de sua vida, apesar dos percalços, ajudou a definir seu estilo, tornando-o um dos estilistas mais importantes de todos os tempos. Recheados de contexto histórico, os seis episódios que acompanham o auge da marca conhecida por suas criações inusitadas durante a vida de seu criador estão disponíveis na Disney+.
Becoming Karl Lagerfeld – Disney+
Baseada na biografia escrita por Raphaëlle Bacqué, a produção retrata a trajetória de Karl Lagerfeld, sua evolução como estilista, seus conflitos pessoais e profissionais, e suas relações com figuras importantes da moda, como Jacques de Bascher e Yves Saint Laurent.
A série se passa entre 1972 e 1982, um período em que Lagerfeld deixou de ser um designer que trabalhava longe dos holofotes para comandar os departamentos de criação de grifes como Fendi e Chloé, se tornando um dos maiores ícones da moda global. “A série mostra a genialidade de um dos principais designers da história da moda e de quebra também retrata o lado mais humano do criador, incluindo a relação de competição com outro grande nome, Yves Saint Laurent”, diz Adriana.
The New Look – Apple TV
Baseada na história de Christian Dior, a produção retrata sua ascensão no universo da moda durante a Segunda Guerra Mundial, explorando sua relação com Coco Chanel e outros estilistas como Cristóbal Balenciaga e Pierre Balmain. Focada na revolução de Dior e seu impacto na moda do século 20, a série de 10 episódios se aprofunda na história da vida do designer e em acontecimentos históricos da época.
“A história da criação do New Look é extremamente contemporânea, trazendo reflexões sobre o feminismo e o papel da mulher, e sobre como a roupa tem relação com o comportamento e os movimentos da sociedade. Um reflexo da política, economia e da arte naquele período, a produção vale a maratona”, indica a professora.
Halston – Netflix
A série biográfica, que retrata a vida do icônico estilista americano Roy Halston Frowick, mergulha profundamente em sua ascensão meteórica no mundo da moda dos anos 1970. Além de mostrar sua influência revolucionária em estilos minimalistas e luxuosos, sua vida glamourosa e os desafios pessoais do estilista, a produção oferece um olhar fascinante sobre um período transformador na moda americana, retratando o legado duradouro de um dos designers mais influentes do século 20.
“Para quem é apaixonado pela indústria da moda e pretende um dia fazer parte dela, Halston mostra um lado da história que muitas vezes não aparece nas biografias, retratando a relação do comercial e conceitual na administração da marca, a influência do marketing e o controle do designer sobre suas criações”, conta Adriana.
The Assassination of Gianni Versace: American Crime Story – Netflix
A série da Netflix explora o trágico assassinato do estilista Gianni Versace, oferecendo um olhar interessante sobre sua vida e carreira. A trama retrata os últimos dias de vida do icônico designer italiano, a influência da sua marca na moda e o perfil de seu assassino, Andrew Cunanan.
Apesar de ter como personagem central dos nove episódios o assassino de Versace, a produção retrata bem o impacto do estilista na moda dos anos 90 e as consequências do crime na indústria, tendo como pano de fundo recriações deslumbrantes dos designs da marca e capturando sua essência glamourosa e ousada. Os bastidores da vida profissional de Gianni e sua irmã Donatella, além das estampas extravagantes da marca presentes em diversos cenários e desfiles, também servem para aproximar o público do estilista.
The Super Models – Apple TV
Onipresentes em quase todas as capas de revista, campanhas e passarelas dos anos 90, Christy Turlington, Cindy Crawford, Linda Evangelista e Naomi Campbell redefiniram o que era ser um modelo naquela década e ajudaram a revolucionar o universo da moda. Na série, as quatro se reúnem para repassar suas trajetórias, relembrando momentos icônicos de suas carreiras. Os quatro episódios de The Supermodels trazem ótimas histórias de bastidores e passam por outras mais sérias, como o racismo sofrido por Naomi e como as amigas se uniram para defendê-la, ou o câncer de mama enfrentado por Linda.
Oferecendo um registro temporal importante sobre a moda da época, a série sobre o quarteto responsável pelas maiores transformações do universo fashion nas últimas décadas do século 20 retrata a relação delas com nomes como Fabien Baron, Tim Blanks, Bethann Hardison, Carlyne Cerf De Dudzeele, Grace Coddington, Edward Enninful, David Fincher, John Galliano, Robin Givhan, Marc Jacobs, Calvin Klein, Suzy Menkes, François Nars, Donatella Versace e Vivienne Westwood.
Next in Fashion – Netflix
O reality show reúne vários designers do mundo todo, competindo em busca de um prêmio em dinheiro, além de todo reconhecimento e visibilidade que o programa promove. O que não falta à produção é entretenimento e muita moda. Os competidores têm que criar looks baseados em temas pré-definidos para depois serem julgados pelo time de jurados e garantirem a permanência no programa.
“Para quem se interessa por processos criativos, é muito interessante acompanhar o desenvolvimento das peças e conhecer mais sobre cada designer participante. Divertida e inspiradora, Next in Fashion é uma série que desperta a vontade de colocar a mão na massa e criar também”, afirma Adriana.
Styling Hollywood – Netflix
O reality show acompanha a rotina do casal Jason Bolden, um estilista de celebridades, e Adair Curtis, um designer de interiores, enquanto eles trabalham no glamouroso universo de Hollywood. Ao mostrar todo o processo de styling para tapetes vermelhos e eventos de alto perfil, destacando os desafios de vestir celebridades para ocasiões importantes, a série inspira, oferecendo um olhar único sobre como a moda influencia a imagem pública das celebridades.
Além da interseção entre moda, design de interiores e cultura pop, Styling Hollywood aborda tanto questões pessoais como profissionais dos seus protagonistas, envolvendo seus processos criativos e mostrando como estilistas que vestem celebridades trabalham nos bastidores.
Histórias para Vestir – Netflix
A série documental divertida inspira e comove ao mostrar pessoas comuns contando histórias interessantes e curiosas sobre suas peças de roupa mais significativas. Quem não tem no armário uma peça de roupa que vai além de seu valor estético e carrega uma bagagem emocional ou pessoal por diferentes motivos? Esse é o tema por trás de Histórias para Vestir.
A produção abre o armário de um variado grupo de pessoas provando que peças de vestuário podem sim contar histórias. Por meio de entrevistas, imagens de arquivo e sequências de animações, em oito episódios é possível conhecer as narrativas divertidas e encantadoras sobre roupas, a falta delas e o amor por trás da costura.