História da Arte em Diálogos: Conexões e Contrastes Além do Tempo

O curso

Este curso de História da Arte convida você a explorar obras e movimentos artísticos de maneira não linear. Em vez de seguir uma sequência cronológica, viajaremos por diferentes épocas e estilos, buscando conexões e contrastes entre artistas e obras que, à primeira vista, parecem distantes no tempo e no espaço. Vamos investigar como temas como o poder, a espiritualidade, a expressão pessoal e a tecnologia abordados de maneira semelhante (ou opostas) por culturas distintas, desde a Pré-História até a Arte Contemporânea.

Você será incentivado a questionar noções de progresso linear na arte, compreendendo como as ideias artísticas se transformam e se reinventam em contextos diversos. A proposta é perceber a história da arte como um vasto caleidoscópio de influências, colaborações e reinvenções, criando uma visão mais fluida e integrada do desenvolvimento artístico ao longo do tempo.

Essa abordagem faz o curso mais dinâmico e engajante, rompendo com a ideia de que a arte evolui de forma linear e progressiva, permitindo que os alunos vejam padrões de repetição, inovação e mudança em uma perspectiva mais global.

Permitir ao aluno uma visão crítica e panorâmica da História da Arte, em que ele é capaz de analisar e identificar os artistas, conectar períodos através de obras, inovações e relações como expressão das transformações ocorridas no mundo e o reflexo no país.

Módulo 1: Introdução à História da Arte como Rede de Conexões
Objetivo: Apresentar a abordagem não linear do curso, discutindo a história da arte como um processo dinâmico e interconectado.
Aula 01 – A história da arte tradicional vs. a abordagem em “diálogos” / Como identificar temas transversais na arte ao longo de diferentes épocas e culturas.
Aula 02 – Diálogos Visuais: Comparar obras de períodos distantes, buscando similaridades temáticas ou estéticas. Apresentação em grupo ou individual, com análises escritas ou visuais.

Módulo 2: Arte e Poder – De Murais a Graffiti
Objetivo: Analisar como o poder e a representação social foram expressos de maneiras semelhantes e divergentes ao longo dos séculos.
Aula 01 – Os murais de Pompeia e o grafite contemporâneo: uma conversa sobre espaço público e arte.
Aula 02 – Arte como instrumento político: intervenções urbanas contemporâneas.
Aula 03 – Debate: Como a arte de rua contemporânea reflete (ou contesta) as noções de poder em diferentes contextos históricos?

Módulo 3: Conexões temáticas da arte: o belo, o poder e o feminino
Objetivo: análise crítica das inter-relações entre esses conceitos e como eles se manifestam em diversas obras ao longo da história.
Aula 01 – Cultura Clássica (Greco Romana), Renascimento e Neoclassicismo
Aula 02 – Egito de Ramsés II e França Absolutista de Luis XIV
Aula 03 – Barroco e Rococó: Beatriz Milhazes e Adriana Varejão
Aula 04 – Atividade: Escolher duas obras de arte de períodos, estilos ou culturas diferentes e comparar temas, técnicas, e objetivos. Discussão em sala de aula

Módulo 4: Relações evolutivas do pensamento humano: a cultura, a ciência e a tecnologia
Objetivo: compreender como o desenvolvimento cultural, científico e tecnológico influencia e é influenciado pela produção artística ao longo da história.
Aula 01 – Revolução Industrial e suas consequências: Arts and Crafts, Art Nouveau, Art Déco.
Aula 02 – Pré-História: Arte das cavernas – surgimento das casas e organização de interiores.
Aula 03 – Idade Média: Românico e Gótico, a Arte Bizantina,
Aula 04 – Debate: Em grupo sobre temas amplos como a função social da arte, o papel do artista como ativista, e a representação de identidade em diferentes períodos. Cada grupo pesquisa e apresenta exemplos históricos e contemporâneos.

Módulo 5: Abstração e Emoção – Expressionismo Abstrato e o Barroco
Objetivo: Comparar os elementos emocionais e estéticos entre o expressionismo abstrato e o Barroco.
Aula 01 – O drama e a intensidade do Barroco: Caravaggio, Bernini e as emoções na arte sacra.
Aula 02 – Jackson Pollock e a abstração emocional: o caos ordenado no expressionismo abstrato.
Aula 03 – Discussão: Como o uso da luz, cor e composição impactam emocionalmente o espectador em ambas as épocas?

Módulo 6 – Relações entre movimentos artísticos, personagens e obras
Objetivo: Aprofundar o entendimento das interconexões entre os movimentos artísticos, as figuras que os compõem e as obras que os representam.
Aula 01 – Pós impressionismo, Expressionismo e Fauvismo
Aula 02 – Romantismo x Experssionismo x MInimalismo
Aula 03 – Século XX e as Vangaurdas: Cubismo; Surrealismo; Dadaísmo; Futurismo
Aula 04 – Realismo e Hiper Realismo
Aula 05 – Jogo de Conexões Artísticas: Em equipes, os alunos recebem cartões com imagens de obras de arte de diferentes períodos e estilos. Fazer as conexões entre as obras e justificar suas escolhas.

Módulo 7: A Natureza e o Humano – Impressionismo e Arte Indígena
Objetivo: Refletir sobre a relação da natureza e do ser humano em diferentes manifestações artísticas.
Aula 01 – O Impressionismo francês e a captura dos elementos naturais. A visão espiritual da natureza nas artes indígenas das Américas e da Oceania.
Aula 02 – Painel de Discussão: Analisar como diferentes culturas percebem e representam a natureza em sua relação com o ser humano.

Módulo 8: Arte e Identidade – Modernismo Latino-Americano e Arte Islâmica
Objetivo: Entender como a arte reflete questões de identidade cultural e resistência em diferentes contextos.
Aula 01 – Arte islâmica: simetria, geometria e a ausência de representações humanas.
Aula 02 – O modernismo latino-americano e o diálogo com a identidade pós-colonial.
Aula 03 – Visita Virtual a Museus e Crítica Comparativa: Usar tours virtuais de museus para explorar diferentes obras de arte. Os alunos devem selecionar duas obras de exposições distintas e compará-las, destacando similaridades ou contrastes.

Módulo 9: Diálogos Contemporâneos e Reflexões Futuras
Objetivo: Encerrar o curso integrando os aprendizados e promovendo discussões sobre como a arte contemporânea reflete as tradições do passado.
Aula 01 – Artistas contemporâneos e a ressignificação de elementos clássicos.
Painel de discussão: Qual o futuro da arte e como ela continuará a dialogar com seu passado?

– Uma conta de Gmail
– Acesso à plataforma Google
– Instalado o navegador Google Chrome
– Smartphone ou computador pessoal com câmera
– Preferencialmente fones de ouvido
– Caderno de anotações, lápis ou caneta

Renata Puig

Arquiteta

Turmas e horários

Plano de pagamento até 30 de novembro de 2024.

Isenção da taxa de matrícula no valor de R$350,00 até 30 de novembro de 2024.

História da Arte em Diálogos: Conexões e Contrastes Além do Tempo - Presencial

54 horas Presencial + 16 horas em AVA

Início: 30/04/2025

Término: 03/12/2025

Presencial

Quartas feiras

das 14h00 às 16h00

Período de Férias

De 1 a 31 de julho de 2025

de 10x 420,00 por 

10x R$ 378,00

No pagamento com cartão de crédito

História da Arte em Diálogos: Conexões e Contrastes Além do Tempo - Online ao Vivo

54 horas Online Ao Vivo + 16 horas em AVA

Início: 30/04/2025

Término: 03/12/2025

Online ao vivo

Quartas feiras

das 19h30 às 21h30

Período de Férias

De 1 a 31 de julho de 2025

de 10x 420,00 por 

10x R$ 378,00

No pagamento com cartão de crédito