Intrinsecamente relacionadas, a arte e a criatividade estão intimamente ligadas ao desenvolvimento das pessoas e suas habilidades. Não à toa, a Panamericana tem como mote principal, em todos os seus cursos, o desenvolvimento da criatividade dos alunos
Arte é conceito abstrato, subjetivo, complexo para ser definido de maneira simplificada. A forma como cada pessoa interpreta o conceito de arte é o que dá vida a ela. Usamos nossas vivências, gostos e desejos para estabelecer uma relação com quadros, esculturas, ilustrações, grafites, animações, fotografias, peças de design, instalações e todos os outros tantos tipos de arte aos quais somos expostos no dia a dia.
É por meio da arte que pensamentos e anseios dos homens, de diversos povos e épocas, são representados ao longo da história da humanidade. Nossa cultura é retratada por um conjunto de valores estéticos que se transformam ao longo do tempo. Com a evolução das grandes civilizações, nossas perspectivas teóricas e práticas se transformaram, nossos pensamentos e sensibilidades mudaram e, consequentemente, o que se entendia por arte séculos atrás é bastante diferente do que se entende por arte atualmente.
Hoje, a arte está literalmente em todo lugar. Intrinsecamente relacionadas, a arte e a criatividade estão intimamente ligadas ao desenvolvimento das pessoas e suas habilidades. O esforço humano em traduzir o cotidiano, as experiências, os sentimentos e afins nas produções artísticas só alcança resultados quando a criatividade é trabalhada e desenvolvida. O ensino da arte, inclusive, faz com que o estudante se prepare emocionalmente, desenvolva sua criatividade e a capacidade de resolver problemas. Não à toa, a Panamericana tem como mote principal, em todos os seus cursos, o desenvolvimento da criatividade dos alunos.
Dentre os cursos de formação da escola, o de Artes Plásticas é o mais tradicional. Já passaram pela escola centenas de alunos que perseveraram na arte e hoje vivem dela, em seus ateliês, galerias e fazendo parte de coleções particulares. A cada ano que passa, novas gerações de formandos seguem transformando a técnica acadêmica em poder de criação, misturando referências históricas e recursos clássicos com as mais atuais formas de expressão. Unindo teoria e prática a favor da criatividade, formamos especialistas com o devido conhecimento e poder de execução para abraçar a arte e o pensamento artísticos como profissão em diversos setores do mercado.
Já o curso de Design da Comunicação nasceu recentemente, com o intuito de formar designers para a área de comunicação. O design é uma forma de comunicação explorada nos mais diversos setores da arte e da economia criativa. Estudar a relação do Design com a Comunicação é como aprender um novo idioma universal, presente em tudo o que nossos olhos podem ver. Ao entender o impacto e a relevância do design nas diversas comunicações do mundo contemporâneo, o aluno consegue desenvolver sua criatividade com base em conhecimento acadêmico, ganhando mais consistência para sua carreira profissional.
Como o próprio nome diz, o curso de Design de Animação e Games reúne os dois saberes do mercado profissional, por entender que as duas áreas compartilham conhecimentos, ferramentas e tendências. Animação e games movimentam um mercado gigantesco de artistas, produtores e criadores de conteúdo, seja na área de entretenimento ou comunicação. Presentes em filmes, séries, publicidade, comunicação institucional, conteúdo para redes sociais e em diversos produtos digitais, são expertises que andam juntas e valorizam não só o currículo de designers e produtores, como de roteiristas e gerentes de projetos. Ao ensinar técnicas, a dinâmica dos projetos e o pensamento estratégico na base de cada ideia, garantimos que as técnicas andem sempre alinhadas à criatividade e, é claro, ao conceito de arte.
Também tradicional na Panamericana, o curso de Fotografia tem início com os fundamentos técnicos da fotografia e avança para técnicas avançadas, sempre com conceitos teóricos, divididas com muitas práticas. Entendemos que Fotografia é uma arte porque, além da técnica necessária para boas execuções, existe o olhar do fotógrafo. Aqui o autoral faz toda a diferença. Ao estudar na escola, você desenvolve não apenas a capacidade técnica exigida, mas é estimulado a ir além dos recursos das câmeras, para experimentar, ousar e finalmente descobrir o seu próprio estilo e transformar a fotografia em arte.
Assim como a arte em geral, a Moda é uma forma de expressão, que está presente em quase tudo o que escolhemos para compor nosso estilo de vida. Entender a moda é perceber melhor o mundo e as mudanças de comportamento que transformam o nosso cotidiano de diversas maneiras. Seja pelo viés comercial, artístico, político, social, cultural, industrial, histórico, tecnológico, antropológico, financeiro, individual ou coletivo, a moda sempre estará entre nós, não só passando uma mensagem, mas também como fator revolucionário. No Curso de Design de Moda da Panamericana, os alunos estudam para adquirir as competências e habilidades necessárias para ingressar profissionalmente nesse mercado tão amplo, sempre em expansão, sempre com o estímulo ao trabalho artístico e autoral que está no DNA da Escola.
Por fim, a Panamericana também ensina arte por meio do Design de Interiores. Todo ambiente transmite uma mensagem. Seja por meio de cores, estilos, texturas ou objetos, eles nos proporcionam sensações diversas, desde acolhimento até modernidade, simplicidade ou sofisticação. O Designer de Interiores sabe como buscar essas sensações criativamente, por meio de composições diversas, sempre de acordo com o perfil e desejo de cada cliente. Estudar Design de Interiores é aprender a surpreender com a perfeita harmonia entre beleza, funcionalidade e conforto. O que os alunos da Panamericana aprendem nesse curso é exatamente como orquestrar todas estas questões de maneira criativa e original.
Há mais de 50 anos formando gerações de profissionais nas carreiras de artes plásticas, design gráfico, design de interiores, publicidade, fotografia, design de moda e animação e games, a Escola Panamericana estimula sempre o “pensar fora da caixa” ou “pensamento lateral” – definido pelo psicólogo Edward de Bono como uma forma de explorar possibilidades diferentes ao reestruturar e reorganizar informações existentes, partindo de uma forma particular de olhar para as coisas. E é exatamente este o foco de todos os cursos da Panamericana, o que faz da veia artística e autoral dos alunos da escola tão respeitada no mercado.