Apaixonado por comunicação e moda, Caíque Nucci usou o conhecimento adquirido na escola para criar uma trajetória de sucesso que inclui trabalhos para marcas como Converse, Levi’s, New Era, Luxottica, PUMA, Antonio Bernardo e Animale
Bastante atuante no mercado da comunicação na área de moda, Caíque Nucci é curador de conteúdo, jornalista, estrategista de marca, relações públicas e marqueteiro. Multitask, o ex-aluno da Panamericana gosta de estudar e cursou publicidade e propaganda e jornalismo, entre outros cursos, antes de resolver se especializar em moda com o curso de Design de Moda da escola. “Eu sempre tive uma vontade muito grande de fazer Design de Moda e de trabalhar com moda. Fiz o ensino médio em Atibaia, cidade do interior de São Paulo, mas fiquei muito indeciso na hora de prestar vestibular. No final das contas, depois de ser aceito em um curso de teatro no Rio de Janeiro e em outro de Moda no Sul, terminei me mudando para São Paulo para estudar publicidade e propaganda”, relembra ele.
Apesar da escolha pelo curso de publicidade, Caíque logo começou sua incursão no universo da moda quando se tornou modelo e participou de castings de desfiles para marcas e estilistas como LAB Fantasma e Fernando Conzendey, em eventos como Casa de Criadores e SPFW, quando ainda fazia sua primeira faculdade. “Foi no backstage dos desfiles que entendi que a moda era mesmo minha verdadeira paixão. Consegui um estágio para fazer produção de moda na agência onde eu modelava justamente no período em que eu estava apresentando o meu primeiro projeto de finalização de semestre na faculdade. Meu projeto era uma revista de moda e quando eu o apresentei, contei para a professora que já havia trabalhado com moda e tinha gostado muito. Ela me incentivou bastante. Disse que eu tinha um talento incrível, que era muito criativo e sugeriu que eu estudasse moda para não ficar preso em agências de publicidade. Na hora resolvi troca o curso de Publicidade por Negócios de Moda, na própria Anhembi Morumbi”, conta.
Caíque seguiu estudando e se formou em Fashion Marketing pela Belas Artes, além de fazer especialização em Marketing Digital pela EBAC – Escola Britânica de Artes Criativas, e estudar jornalismo na Casper Líbero: “Minha paixão pela moda sempre foi a área de comunicação. Eu gosto de design, mas escolhi fazer Design de Moda na Panamericana para entender o processo criativo do artista e não para ser um artista. Escolhi a instituição justamente por conta do foco no processo criativo, para fazer um bom portfólio, e também por ser uma escola realmente focada no autoral e na parte artística, que era justamente o que eu queria entender, a área em que eu queria me aprofundar. Além disso, eu já tinha conhecidos que já tinham feito cursos de fotografia, de artes plásticas, cursos de um monte de coisas que têm ali o na Panamericana, e todos falavam muito bem da escola, saiam felizes das aulas. Então eu pensei: ‘É nessa instituição que eu preciso estar’. E realmente foi muito bom”.
Ainda enquanto cursava Design de Moda na Panamericana, Caíque começou a trabalhar em uma startup de moda e tecnologia, a Castly Concept. Daí para frente sua carreira só se desenvolveu ainda mais. Trabalhou na Agência Lema, fazendo produção de moda e atendimento para marcas como Converse, Levi’s, Luxottica, Oakley, Alcaçuz, Vert, BillaBong, New Era, Beira, Catarina Mina e Eleonora Hsiung. Na Weber Shandwick Brasil, o ex-aluno da Panamericana trabalhou como relações públicas da PUMA Brasil e na Canal A Comunicação atendeu Animale, Farm, Antonio Bernardo, Colcci Fitness, Via Mia, Andrea Muller, Forum, Tjama e Unity Seven.
Fascinado por desenvolvimento de marcas, pesquisa de tendências e comportamento, Caíque usou o conhecimento adquirido na Panamericana para construir seu portfólio, recheado de trabalhos importantes para marcas icônicas: “Quando a gente trabalha fazendo a comunicação de uma marca, é fundamental entender o DNA dela. O curso da Panamericana me ajudou nesse entendimento do processo criativo de um designer, me ajudou a pensar como criativo. Mergulhar realmente de maneira imersiva em todas as questões que são importantes para o desenvolvimento de uma coleção, desde a cartela de cores, estampas, formas, até a narrativa que o estilista quer traduzir em suas peças, foi fundamental para a minha trajetória”.
Hoje, Caíque trabalha como relações públicas e na área de marketing da Mimo Live Sales, uma plataforma de shopstreaming que permite que as consumidoras e consumidores façam suas compras enquanto assistem as lives das suas marcas favoritas, tudo em uma mesma tela sem direcionar para outro e-commerce ou aplicativo para finalizar a compra. “A plataforma junta tudo que aprendi na vida em um lugar só. É uma integração de venda do produto, do influenciador, da personalidade, da comunicação de marca, do e-commerce, junto com o marketing digital, jornalismo, assessoria”.
Além do trabalho fixo na Mimo Live Sales, o jovem também faz freelas de pesquisa e análise de tendências, escreve artigos sobre moda e fundou seu próprio podcast para falar sobre o tema. No A hora Delas Podcast, ele, Isabela Ceole, historiadora de arte, e o makeup artist Vitor Gaspar debatem sobre assuntos relacionados à moda, beleza, cultura, sociedade e todas as vertentes que esses temas podem proporcionar: “Acho que a Panamericana me abriu muitas portas durante a minha trajetória e me deu o know-how para que eu pudesse fazer tantas coisas diferentes ligadas à moda. Ter estudado Design de Moda na escola deu um plus a mais no meu currículo, não apenas pelo peso do nome da instituição, mas porque entender o mercado de moda e o funcionamento da estrutura criativa é o meu diferencial. O curso foi aquela pecinha do quebra-cabeça que faltava para eu organizar tudo, unir tudo o que eu queria em uma coisa só. Tudo que aprendi lá serve de pilar principal para as coisas que faço hoje”.
No início do ano, a Complete Magazine, projeto de startup de Caíque foi selecionado para uma aceleração na Distrito Startups, uma das maiores plataformas de inovação para startups: “Já demos o start na produção do site e da plataforma e em breve iremos começar a produção do primeiro editorial. A ideia é que o leitor possa comprar todos os produtos que estarão nos editoriais da revista apenas clicando nas imagens pela plataforma ou no site. Ele pode comprar desde a roupa da modelo, a maquiagem que ela está usando, até cadeira que aparece no fundo como cenário, além de navegar na parte de backstage onde consegue visualizar o perfil de cada profissional que participou da produção daquele editorial (modelo, maquiador, fotografo, stylist e quem mais estiver presente)”.
Questionado sobre que conselho daria para quem tem a ambição de trabalhar no mercado de moda e ser bem sucedido como ele, Caíque diz que é preciso ter certeza do que se quer e entender bem o mercado: “É fundamental você se autoconhecer, você saber o que quer e para onde quer ir. A partir daí é preciso entender o mercado para o qual você decidiu trabalhar. Você não precisa ser expert em tudo, saber sobre tudo, mas precisa entender o todo. Quando você observa o globo como um todo e vê as movimentações que vão acontecendo a sua volta, você vai sabendo mais ou menos para onde você vai, qual que é norte que você vai seguir. Então acho que são essas as duas dicas mais importantes: primeiro, siga sua intuição e, em segundo, entenda sobre o mercado”, finaliza.