Já imaginou poder ter acesso a obras de arte sobre as quais você sempre ouviu falar sem sair de casa? Alguns dos principais museus e galerias de arte do mundo disponibilizam tour virtuais por seus acervos e ambientes. Conheça os mais inspiradores.
Para os amantes da arte, cultura e informação, visitar museus é parte obrigatória de qualquer roteiro de viagem. Além de ajudar a entender a história e a cultura de um determinado povo, conhecer acervos de museus em diferentes localidades é uma maneira de desenvolver a criatividade, o repertório cultural, o pensamento crítico e o raciocínio lógico. Com o avanço da tecnologia e a transformação digital, hoje em dia essas visitas podem ser feitas do conforto de sua casa, mesmo quando você não tem viagens agendadas.
Com a intenção de democratizar o acesso à cultura, alguns dos principais museus e galerias do mundo já disponibilizam gravações em realidade virtual de seus espaços e obras. Museus como o Louvre e o Vaticano, reproduzem online as salas e galerias onde visitantes podem passear pelos ambientes em 360°.
Já imaginou poder ter acesso a obras de arte exclusivas sobre as quais você sempre ouviu falar e poder ver os trabalhos mais marcantes produzidos por artistas que foram ícones de suas épocas? No universo virtual, são muitas as possibilidades de encontrarmos inúmeros acervos de museus disponíveis para tours virtuais. Para te guiar nessa infinidade de possibilidades, o professor do curso de Artes Plásticas da Panamericana Blagojco Dimitrov, fez uma lista dos museus virtuais mais inspiradores do mundo, para que você possa viajar ao redor do planeta por meio da história da arte.
Capela Sistina no Vaticano
Já imaginou conhecer a Capela Sistina, localizada dentro do Palácio Apostólico, na residência oficial do papa na Cidade do Vaticano? A capela mais popular do mundo é famosa por seu magnífico teto, pintado por Michelangelo entre 1508 e 1512, que é considerada uma das maiores obras de arte do Renascimento italiano. Os painéis primários do teto da capela exibem 9 cenas do Livro do Gênesis, das quais “A Criação de Adão” é a mais conhecida e reconhecida. Por meio do link https://www.museivaticani.va/content/museivaticani/en/collezioni/musei/tour-virtuali-elenco.html você pode ver com detalhes não apenas os afrescos de Michelangelo, mas também fazer tours virtuais por outros ambientes famosos do Vaticano.
Georgia O’Keeffe Museum em Sante Fé, New Mexico
O Museu Georgia O’Keeffe é dedicado ao legado artístico de Georgia O’Keeffe e suas contribuições ao modernismo americano. A coleção do museu inclui muitas das principais obras da artista, desde suas abstrações inovadoras, passando por suas icônicas pinturas de flores, caveiras e paisagens em grande formato, até pinturas de formas arquitetônicas, rochas, conchas e árvores, além das esculturas de O’Keeffe, e tem acervo de quase 1.200 objetos. Por meio do site do museu, no link https://www.okeeffemuseum.org/education-tours/request-a-virtual-tour/ é possível requerer um tour virtual pelo local.
Museo Frida Kahlo em Mexico City, Mexico
O Museu Frida Kahlo, também conhecido como Casa Azul por conta de suas famosas paredes azuis, é um espaço histórico dedicado à vida e obra da renomada artista mexicana. O prédio foi o local de nascimento de Kahlo, a casa onde ela cresceu, morou com seu marido Diego Rivera por muitos anos e onde morreu mais tarde em um quarto no andar superior. O museu tem em sua coleção obras de arte de Frida Kahlo, Diego Rivera e outros artistas, juntamente com a arte folclórica mexicana do casal, artefatos pré-hispânicos, fotografias, recordações, itens pessoais e muito mais. Por meio do site https://www.museofridakahlo.org.mx/virtual/ é possível fazer um tour virtual e gratuito pelos jardins, galerias e obras do museu de uma das mulheres mais icônicas da história que é também uma das maiores artistas plásticas do México!
Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía em Madrid, na Espanha
O Museu Nacional Centro de Arte Reina Sofía, também conhecido como Museo Reina Sofía, é um dos espaços de arte mais populares do mundo. Seu acervo inclui grandes coleções de dois dos artistas mais populares da Espanha, Pablo Picasso e Salvador Dalí. Entre as obras famosas que fazem parte do acervo estão “Guernica” e “Mulher de Azul” de Picasso e “Autorretrato Cubista” de Dalí. Por meio da plataforma Google Arts & Cutlture, é possível passear virtualmente pelos ambientes do museu e olhar de perto os quadros por meio do link: https://artsandculture.google.com/partner/museo-reina-sofia.
Museu de Arte de São Paulo em São Paulo, Brasil
Quem disse que só os museus internacionais podem ser visitados virtualmente? Por meio da plataforma Google Arts & Cutlture, clicando no link https://artsandculture.google.com/partner/masp?hl=en, você também pode visitar o MASP, primeiro museu de arte moderna do Brasil. Reconhecido internacionalmente por sua coleção de arte europeia, o Museu de Arte de São Paulo é considerado o melhor museu da América Latina e de todo o hemisfério Sul. O acervo conta com obras de arte, gravuras e desenhos brasileiros, além de coleções menores de arte africana e asiática, antiguidades e artes decorativas, entre outras, totalizando mais de 8.000 peças. Além disso, o MASP também possui uma das maiores bibliotecas de arte do país.
Hermitage Museum em Saint Petersburg, na Russia
O Hermitage é o segundo maior e oitavo museu de arte mais visitado do mundo. Com mais de 60.000 peças de arte em exposição, incluindo obras de Leonardo Da Vinci, Rembrandt, Michelangelo e Antonio Canova, o museu oferece um tour on-line extremamente abrangente que permite que você caminhe virtualmente por todos os seis edifícios do complexo principal. Uma verdadeira galeria de tesouros com vários projetos de exposições! Para conhecer o acervo e os ambientes do museu, visite o link: https://www.hermitagemuseum.org/wps/portal/hermitage/panorama/virtual_visit/panoramas-m-1/
Van Gogh Museus em Amsterdã, na Holanda
O Museu Van Gogh é dedicado ao que talvez seja o artista mais famosos de todos os tempos – Vincent Van Gogh. Com a maior coleção de obras do artista holandês no mundo, o acervo inclui mais de 200 pinturas, 500 desenhos e mais de 750 cartas pessoais. Com mais de 2 milhões de visitantes por ano, este é o 23º museu de arte mais visitado do mundo e se uniu ao Google para criar exposições on-line sobre o pintor impressionista que revolucionou a história da arte mundial: https://artsandculture.google.com/partner/van-gogh-museum?hl=en
Rijksmuseum em Amsterdã, na Holanda
O Rijksmuseum foi fundado em Haia em 1798 e mudou-se para Amsterdã em 1808, onde foi alojado incialmente no Palácio Real. O atual edifício principal foi projetado por Pierre Cuypers e inaugurado em 1885. O museu tem em exposição 8.000 objetos de arte e história dos anos 1200 a 2000, e uma coleção total de 1 milhão de objetos. O acervo conta com obras-primas, incluindo “A Ronda Noturna” e “A Noiva Judaica”, de Rembrandt, além de obras de Frans Hals e Johannes Vermeer, que são conhecidos por terem sido os principais contribuintes para a Idade de Ouro da arte holandesa. O site do museu oferece um tour virtual completo de todas as obras do acervo por meio do link: https://www.rijksmuseum.nl/en/masterpieces-up-close