10 filmes e séries que inspiram criatividade

Aproveite o tempo livre para assistir a diferentes conteúdos que estimulam a criatividade e ajudam a alimentar o seu lado inovador

Todo mundo sabe que para desenvolver a criatividade é fundamental ter repertório. Para te ajudar nesse processo, separamos alguns filmes, séries e documentários que trazem uma série de insights sobre processos criativos e podem te inspirar a pensar fora da caixa.

1. A Rede Social

Hoje é difícil imaginar como seria uma realidade sem o Facebook. A rede social é fonte de informação e conecta mais de dois bilhões de usuários em todo o mundo, sendo a maior de todas dentro do segmento. Vencedor de um Oscar e um Globo de Ouro, o filme “A Rede Social” retrata o surgimento do conceito e os bastidores de todo o desenvolvimento da plataforma, passando por todas as polêmicas de roubo de ideias, brigas e de falta de reconhecimento, que aconteceram seis anos antes de Mark Zuckerberg se tornar um dos bilionários mais jovens do planeta. Assistir a história da criação dos primeiros algoritmos do que viria ser o Facebook ajuda a aguçar a criatividade, já que no filme acompanhamos o surgimento e aprimoramento de uma ideia inicial e os bastidores da criação de uma inovação que se tornou tão poderosa.

2. Argo

Vencedor do Globo de Ouro de drama e eleito filme do ano pela Critics’Choice Award de 2013, “Argo” se baseia em fatos reais para contar como o agente da CIA Tony Mendez planejou resgatar seis funcionários da embaixada norte-americana no Irã que ficaram escondidos durante meses na residência do embaixador do Canadá durante a ameaça da Revolução Iraniana. Por que este filme está nessa lista? Porque ele tem como mote a inspiração extremamente criativa que levou o agente a ter a ideia surpreendente de resgatar os funcionários disfarçando-os de fotógrafos e produtores de cinema. Vale destacar a maneira como agente tentou dar credibilidade à sua ideia considerada maluca. Inspirador para quem sempre acha que as boas ideias podem ser apenas maluquices.

3. Chef’s Table

Em uma série de mini-documentários, a Netflix mostra como alguns dos melhores chefs de cozinha do mundo usam a culinária para explorar a arte e cultura local. Chef’s Table dá volta ao mundo mostrando que o paladar pode aguçar campos pouco explorados do cérebro e ajudar no desenvolvimento da criatividade, tão necessária para a gastronomia. A série inspira ao retratar como a culinária pode ser uma forma de arte, além de ser um reflexo do comportamento da sociedade e até mesmo dos costumes de um lugar.

4. Walt antes do Mickey 

“Walt antes do Mickey” obviamente conta a história de Walt Disney, incluindo os acertos e fracassos profissionais de um homem que construiu um império que hoje fatura 55 bilhões de dólares por ano. A principal mensagem do filme – que retrata os primeiros anos de Walter Elias Disney como desenhista e mostra as muitas dificuldades que o artista enfrentou no início da carreira – é provar que qualquer inovação nasce da persistência e resiliência de quem não desiste apesar das experiências fracassadas. Além de trazer muitas referências históricas, o filme é inspirador em diversos sentidos, e conta com algumas famosas citações, como “Tudo o que vale a pena fazer deve ser bem feito”, frase dita pelo pai de Walt Disney.

5. Print the Legend

O filme retrata o crescimento do uso das impressoras 3D e as transformações que esse tipo de impressão pode trazer ao mundo. O documentário foca na corrida das empresas para fazer com que as impressoras inovadoras sejam utilizadas tanto para a produção caseira de itens antes únicos, como para tantas outras finalidades como a impressão de objetos que vão desde próteses para humanos e animais até acessórios de moda e armamentos. Produzido pela Netflix, “Print the Legend” mostra como a criatividade pode ser amplamente desenvolvida no uso das impressoras 3D e suscita discussões importantes de como elas podem mudar os rumos da sociedade e, principalmente, da economia mundial.

6. A Vida em um Dia

Produzido e dirigido por cineastas consagrados, “A Vida Em Um Dia” retrata o cotidiano de milhares de pessoas ao redor do mundo. O documentário é basicamente uma colagem criativa de vídeos selecionados dentre aproximadamente 80 mil conteúdos enviados às produtoras por usuários do YouTube. A ideia é retratar o que acontece em diferentes lugares do mundo em um único dia. A estética e trilha sonora usadas para linkar as imagens totalmente diferentes umas com as outras são inspiradoras e conseguem dar a todas as cenas a direção desejada.

7. O Mundo Segundo os Brasileiros

A série de turismo narrada por brasileiros que vivem nos países retratados em cada um dos episódios traz dicas inusitadas, que geralmente não estão no roteiro de quem planeja conhecer os principais destinos de todos os continentes do mundo. Dizem que viajar é uma excelente forma de estimular a criatividade e isso é mais pura realidade. Conhecer diferentes lugares e culturas é inspirador, alimenta nosso repertório e por isso esse reality show – com impressões de personagens reais e dicas para desbravar a cultura local e não somente os pontos turísticos de diversos países do mundo – vale a pena ser visto.

8. O Palhaço

Ambientado nos anos 1970, o longa conta a história de um palhaço que resolve abandonar a profissão para ter uma vida comum, fora do circo. Interpretado por Selton Mello, o protagonista luta incessantemente para fazer do circo um negócio sustentável e busca crescer e ao mesmo tempo alcançar suas metas pessoais, a despeito de todas as dificuldades. Só a história já seria suficientemente inspiradora, mas o filme é mais que isso. Muito além de um apanhado de boas referências da tradição brasileira do humor, o filme inspira criatividade por meio tanto da estética e dos enquadramentos geométricos que transformam toda situação num palco em potencial, quanto por nos fazer repensar nossas ações e como elas impactam os que vivem ao nosso redor. 

9. Art & Copy

Dirigido por Doug Pray, o documentário sobre propaganda é quase uma crítica à criatividade em série que permeia a publicidade em todo o mundo. Passando pela chamada revolução criativa da década de 1960 e chegando até os dias de hoje, o filme retrata o processo criativo de alguns dos publicitários mais influentes do nosso tempo e mostra como eles conseguiram captar a atenção de milhões de pessoas e tocá-las verdadeiramente por meio de anúncios que exploram a dinâmica da arte, comércio e emoção. Ao questionar porque pessoas com espírito rebelde e criativo construíram carreira em uma área geralmente associada com mediocridade e manipulação o diretor diz que tem como intenção influenciar artistas e escritores a criarem algo mais significativo e relevante.

10. TED Talks

As conferências do TED mostram personagens do mundo real que realmente têm algo relevante a dizer. O ciclo de palestras com temas diversificados é prato cheio para quem busca inspiração criativa e quer tentar ver o mundo por outros ângulos. Sem fins lucrativos, a organização do TED é um movimento criado para disseminar ideias de forma rápida e democrática. Já se apresentaram nas conferências personalidades como Bill Clinton, Al Gore, Bill Gates, fundadores de grandes empresas e até vencedores do Prêmio Nobel. Existem várias formas de aprender, mas no vasto cardápio de vídeos do TED Talks é possível construir o seu próprio ponto de vista sobre diferentes questões por meio de histórias com muito conteúdo e qualidade. Vale a pena.






Gostou? Compartilhe!